O ensino experimental como ferramenta metodológica em um processo de formação continuada na perspectiva da reflexão orientada

Autores

  • Fabrício E. Alves
  • Viviani A. de Lima
  • Maria E. R. Marcondes

Palavras-chave:

Formação continuada. Experimentação. Reflexão orientada

Resumo

Atividades experimentais são, geralmente, consideradas pelos professores de química como fundamentais no ensino. Entretanto, os professores utilizam abordagens tradicionais focada na comprovação de conceitos já ensinados e roteiros altamente estruturados, com baixa participação dos
alunos. Considerando as limitações deste tipo de prática de laboratório e que os professores têm dificuldades de se distanciarem e avaliarem suas próprias atividades de forma crítica, estamos investigando como um processo de reflexão orientada pode levar os professores a refletir e avaliar suas
práticas docentes. Para tal, foi realizada uma ação de formação continuada centrada na experimentação no ensino de química como recurso para promover a aprendizagem. Neste trabalho foram analisadas as reflexões de um professor sobre: o papel de atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e o processo de formação vivenciado. Os resultados mostram que o processo de formação continuada na perspectiva da reflexão orientada favorece a autorregulação metacognitiva do professor

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Publicado

2013-05-24

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química