Entendimentos de estudantes do Ensino Médio sobre Atividades Experimentais

Autores

  • Samia Rodrigues Dib
  • Amanda Cândida Nunes
  • Silvia Cristina Binsfeld

Palavras-chave:

Experimentação. Ensino de Química

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar o entendimento de estudantes do Ensino Médio referente à importância de atividades experimentais desenvolvidas em aulas de Química/Ciências. A investigação foi realizada em duas escolas da rede pública da região do Triângulo Mineiro através da aplicação de questionários a estudantes do Ensino Médio. Em ambas as escolas, ações vêm sendo realizadas com a atuação/contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), cujas interações estão voltadas à compreensão e desenvolvimento da prática pedagógica. A experimentação é vista como uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem, pois os estudantes a consideram como um meio que facilita o entendimento da teoria, mesmo que, por vezes, essas concepções se confundem com a reprodução da prática no sentido da comprovação. Ainda são atribuídos outros fatores à realização de atividades experimentais, como: motivação, maior interesse, curiosidade, contribuindo significativamente na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-23

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química