Utilização de experimentos problematizadores como promoção da educação científica para estudantes do 6° ano no ensino fundamental

Autores

  • Natália de Jesus Silva
  • Aline Lomanto Couto
  • Baraquízio Braga do Nascimento Junior
  • Maria da Conceição Pereira dos Santos
  • Maurício Bruno da Silva Costa

Palavras-chave:

Experimentos. Educação Científica

Resumo

Esta pesquisa de intervenção foi realizada com estudantes do 6º ano de uma escola pública. Utilizou-se como metodologia a experimentação, a fim de problematizar os conteúdos de ciências e promover a educação científica. Como fontes de dados foram feitas discussões antes da realização dos experimentos com o intuito de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. Foram usados também questionários respondidos pelos mesmos e pela professora, na qual eles avaliaram os experimentos e a metodologia aplicada. Para análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo na qual identificou que os estudantes conseguiram aprender melhor o assunto, constatando assim que a experimentação problematizadora contribui para a promoção da educação científica. Acredita-se que este trabalho contribui para aprendizagem, pois auxilia o desenvolvimento do pensamento científico, permiti ampliar ideias e possibilita aos estudantes que objetivam estudar Química estarem mais preparados quando chegarem a Universidade, sendo, portanto, indicativo que valida os resultados da pesquisa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-23

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química