Células Solares: Uma Abordagem Experimental no Ensino de Estrutura Atômica e Ligações Químicas
Palavras-chave:
Efeito fotovoltaico. Célula solar. Estrutura atômicaResumo
A realização de atividades experimentais contextualizadas no cotidiano do aluno pode ser uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos alunos e facilitar a aprendizagem de conteúdos de Química. Nesse sentido, este trabalho visou à montagem de uma célula solar caseira, utilizando-a comotema gerador para as discussões de fontes de energia renováveis, energia solar e seus impactos ambientais, como também proporcionar a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e a sua relação com as teorias de ligação química e propriedades físicas e químicas dos materiais. A atividade foi realizada em uma Escola da Rede Estadual de Jataí-GO. O método envolveu dialogo com os alunos
sobre fontes de energia; construção da célula solar; realização de testes e discussão dos conceitos químicos abordados. Os resultados mostram que a prática experimental realizada se mostrou uma ferramenta alternativa de auxilio para facilitar a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e ligações químicas
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-23
Edição
Seção
EX - Experimentação no Ensino de Química