Células Solares: Uma Abordagem Experimental no Ensino de Estrutura Atômica e Ligações Químicas

Autores

  • Wesley F. Vaz
  • Gildiberto M. de Oliveira
  • Ricardo A. F. de Matos
  • Elton F. de S. Lima
  • Marciel G. dos Santos

Palavras-chave:

Efeito fotovoltaico. Célula solar. Estrutura atômica

Resumo

A realização de atividades experimentais contextualizadas no cotidiano do aluno pode ser uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos alunos e facilitar a aprendizagem de conteúdos de Química. Nesse sentido, este trabalho visou à montagem de uma célula solar caseira, utilizando-a como
tema gerador para as discussões de fontes de energia renováveis, energia solar e seus impactos ambientais, como também proporcionar a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e a sua relação com as teorias de ligação química e propriedades físicas e químicas dos materiais. A atividade foi realizada em uma Escola da Rede Estadual de Jataí-GO. O método envolveu dialogo com os alunos
sobre fontes de energia; construção da célula solar; realização de testes e discussão dos conceitos químicos abordados. Os resultados mostram que a prática experimental realizada se mostrou uma ferramenta alternativa de auxilio para facilitar a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e ligações químicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-23

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química