O laboratório científico escolar e a questão do sistema educacional

Autores

  • Rafael C. Mori
  • Antonio Aprigio da S. Curvelo

Palavras-chave:

Laboratório escolas. Sistema educacional. Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

ESTE TRABALHO INVESTIGA A SITUAÇÃO MATERIAL DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS, PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS (SP), ADOTANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. DAS 17 ESCOLAS DESTA LOCALIDADE COM O OFERECIMENTO DO ENSINO MÉDIO REGULAR DA REDE ESTADUAL, APENAS 8 DELAS DISPÕEM DE LABORATÓRIOS CIENTÍFICOS. NESTAS OITO, REALIZAMOS UMA COLETA DE DADOS VIABILIZADA PELA VISITA A CADA ESTABELECIMENTO, RECORRENDO A OBSERVAÇÕES ESTRUTURADAS, NOTAS DE CAMPO E REGISTROS FOTOGRÁFICOS. DOIS PESQUISADORES QUE COORDENARAM PROJETOS RELACIONADOS AOS LABORATÓRIOS CIENTÍFICOS DIDÁTICOS DA CIDADE CEDERAM
DEPOIMENTOS EM ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. UMA ANÁLISE DOCUMENTAL COMPLETOU ESTES PROCEDIMENTOS. ESTES PRIMEIROS RESULTADOS MOSTRAM A SITUAÇÃO DE DIFICULDADES, ATRAVESSADA PELAS ESCOLAS, QUANTO À MANUTENÇÃO DE SEUS LABORATÓRIOS, E EXPLORA ALGUNS PROBLEMAS, QUE INCIDEM SOBRE ESTA QUESTÃO, DECORRENTES DA INEXISTÊNCIA DE UM SISTEMA EDUCACIONAL NO NÍVEL ESTADUAL

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química