O desafio de inserir a experimentação no ensino de ciências e entender a sua função pedagógica
Palavras-chave:
Interações em sala de aula. Estratégias de ensino. ExperimentaçãoResumo
Este trabalho trata do papel da experimentação no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a partir de um olhar à vivência de uma professora, em busca de entender teoricamente sua prática, na perspectiva da significação dos conceitos na escola. Trata-se de uma delimitação do tempo edo lugar da prática da professora que faz uso de diferentes estratégias de ensino para alavancar interlocuções e entendimentos sobre o “teor de álcool na gasolina”. Articular a experimentação em sala de aula como uma constante instigação dialógica entre saberes teóricos e práticos, com vistas à (re)significar conceitos cotidianos e científicos em contextos inter e extraescolares, foi o desafio enfrentado pela professora; ao refletir sobre dificuldades e possibilidades associadas à inserção da experimentação no ensino escolar. As discussões provocadas tiveram desdobramentos positivos, como atitude de ação-formação-reflexão em que os sujeitos escolares, mais interativos, tornaram-se participativos nas interações/ações em sala de aula.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-23
Edição
Seção
EX - Experimentação no Ensino de Química