O desafio de inserir a experimentação no ensino de ciências e entender a sua função pedagógica

Autores

  • Lenir Basso Zanon
  • Rosangela Ines Matos Uhmann

Palavras-chave:

Interações em sala de aula. Estratégias de ensino. Experimentação

Resumo

Este trabalho trata do papel da experimentação no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a partir de um olhar à vivência de uma professora, em busca de entender teoricamente sua prática, na perspectiva da significação dos conceitos na escola. Trata-se de uma delimitação do tempo e
do lugar da prática da professora que faz uso de diferentes estratégias de ensino para alavancar interlocuções e entendimentos sobre o “teor de álcool na gasolina”. Articular a experimentação em sala de aula como uma constante instigação dialógica entre saberes teóricos e práticos, com vistas à (re)significar conceitos cotidianos e científicos em contextos inter e extraescolares, foi o desafio enfrentado pela professora; ao refletir sobre dificuldades e possibilidades associadas à inserção da experimentação no ensino escolar. As discussões provocadas tiveram desdobramentos positivos, como atitude de ação-formação-reflexão em que os sujeitos escolares, mais interativos, tornaram-se participativos nas interações/ações em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-23

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química