A Rede Social Orkut e Suas Possibilidades de Interação e Ensino e Aprendizagem de Química: a visão dos moderadores das comunidades

Autores

  • Wesley F. Vaz
  • Eveline B. Vilela-Ribeiro
  • Márlon H. F. B. Soares

Palavras-chave:

Ensino de Química. Rede social. Moderador

Resumo

O ciberespaço é um espaço de comunicação e sociabilidade que extrapola os limites naturais, de espaço e tempo. Com o advento do ciberespaço surgiram as redes sociais, que são
aglomerados de indivíduos unidos e se comunicando em uma constante formação de relações sociais horizontais e não hierárquicas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar as comunidades da rede social Orkut, focando nossa análise diretamente no papel dos chamados moderadores. Assim, é importante conhecer e analisar o posicionamento desses sujeitos em relação à química, uso das redes e seus fóruns entre outras possíveis potencialidades delas. Os resultados mostram que prevalecem moderadores entusiastas que tentam fomentar as poucas discussões que aparecem nas comunidades relacionadas com a química. Tais moderadores consideram que o Orkut pode possibilitar uma maior interação no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, consideram que a rede social não foi criada para ser o lócus do conhecimento, ainda que possa proporcionar momentos de aprendizagem informal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-28

Edição

Seção

TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Química