Aplicação de Softwares Educacionais em Química: Um Estudo de caso em uma Turma do Ensino Médio em uma Escola Estadual da cidade de Belém-PA.

Autores

  • Patrícia Homobono Brito de Moura
  • Caio Renan Goes Serrão
  • Roger Leomar da Silva Ferreira
  • Daniele de Araújo Moysés
  • Maria Dulcimar de Brito Silva

Palavras-chave:

Química. Softwares. Soluções

Resumo

Na era tecnológica, a educação vem se mostrando cada vez mais inserida no processo de evolução, por exemplo, através da informática com o uso de softwares aplicados ao ensino. A química, por sua vez, foi beneficiada nesse novo momento da educação, pois apesar de ser uma ciência experimental, a visualização dos conceitos são imprescindíveis para seu entendimento, e o uso das tecnologias computacionais é uma importante ferramenta pedagógica. O objetivo deste estudo é utilizar softwares no ensino do tema soluções para alunos do ensino médio, com a finalidade de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, sem esquecer o papel do professor. O método aplicado na pesquisa divide-se em aplicação do questionário de sondagem, uma aula expositiva e aplicação do software, e por último, o mesmo questionário foi reaplicado para avaliar o processo. Ao final deste estudo, comparando-se os questionários, pode-se perceber o aumento no aproveitamento dos alunos dentro do tema soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-28

Edição

Seção

TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Química