Utilização de recursos digitais como ferramentas para o ensino de “radiatividade” no nível médio

Autores

  • Marcelo Maia Cirino
  • Aguinaldo Robinson de Souza

Palavras-chave:

Recursos digitais. Objetos de aprendizagem. Teoria da Ação Mediada. Radiatividade

Resumo

Este trabalho procurou identificar como estudantes do Ensino Médio elaboram significados, relacionados aos conceitos de “radioatividade”, utilizando como ferramentas mediadoras softwares educativos, mais especificamente Objetos de Aprendizagem. Utilizando a abordagem da teoria sociocultural de James V. Wertsch, as etapas de significação dos conceitos foram rastreadas através da captura das interações com as telas dos aplicativos, dos diálogos entre professor-aluno/aluno-aluno e da análise dos questionários aplicados. Foi possível também verificar, através da pesquisa, a significativa influência do papel dessas ferramentas socioculturais no domínio e apropriação de gêneros discursivos típicos da Química escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-28

Edição

Seção

TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Química