Utilizando a plataforma MOODLE no apoio ao ensino presencial : uso de atividade de avaliação entre pares de um relátorio para melhoria da escrita científica

Autores

  • Ricardo C. Cachichi
  • Lucia Scott F.C.A. Collet

Palavras-chave:

Escrita científica. Moodle. Avaliação formativa

Resumo

ESTE TRABALHO É UM RELATO DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE NO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL. UMA ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO ENTRE PARES FOI UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA COM O INTUITO DE MELHORAR A PRODUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS NA DISCIPLINA “ENERGIA E TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA”. UTILIZANDO A FERRAMENTA “LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO” CADA ALUNO AVALIOU RELATÓRIOS DE UM EXPERIMENTO DE TRÊS COLEGAS, SEM TEREM CONHECIMENTO DO NOME DOS AUTORES E SEGUINDO CRITÉRIOS PREESTABELECIDOS PELOS PROFESSORES DA DISCIPLINA. A PRÁTICA REVELOU-SE BASTANTE PRODUTIVA UMA VEZ QUE PROMOVEU O ENTENDIMENTO E ASSIMILAÇÃO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, A CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO À NECESSIDADE DE MELHORIA DA ESCRITA, A COMPREENSÃO DA ESTRUTURA DE RELATÓRIOS CIENTÍFICOS E DO PAPEL DE CADA ITEM DESTA ESTRUTURA. AS DIFICULDADES ENCONTRADAS FORAM DE CONFIGURAÇÃO DA ATIVIDADE, O TEMPO DEDICADO, A DISCREPÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE ALGUNS ALUNOS EM RELAÇÃO À DOS PROFESSORES E O ENTENDIMENTO DO CONCEITO GERADO PELO MOODLE .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-28

Edição

Seção

TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Química