Ensinando Química através da abordagem CTSA: uma proposta para o tema Drogas
Palavras-chave:
Drogas. Medicamentos. CTSAResumo
Este trabalho relata a experiência didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAPES-PIBID) da UFRJ, que foi desenvolvido para alunos do 3º Ano do Ensino Médio, com carga horária de 2 tempos semanais (100 minutos) e apresentado à comunidade escolar. O tema central, selecionado pelos alunos da escola conveniada, foi Drogas. Este tema foi dividido em quatro tópicos: medicamentos, entorpecentes, bebidas alcóolicas e talidomida. Para cada tópico um bolsista CAPES-PIBID atuou como responsável, abordando diversos conceitos químicos como funções orgânicas e nomenclatura, isomeria, forças intermoleculares, algumas interações entre fármacos, teor alcóolico, etc. Os alunos da escola conveniada, sob orientação dos bolsistas CAPES-PIBID, elaboraram apresentações sobre os temas trabalhados, envolvendo exposições orais sobre o tópico em questão, além da elaboração de um jogo didático de tabuleiro abordando o tema talidomida, uma peça teatral abordando a automedicação e as interações medicamentosas e, também, a apresentação de alguns experimentos como destilação simples.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-23
Edição
Seção
EX - Experimentação no Ensino de Química