Ensinando Química através da abordagem CTSA: uma proposta para o tema Drogas

Autores

  • Claudia V. T. de Barros
  • Anderson C. Oliveira
  • Lucas S. Grion
  • Nadia C. S. Pedro
  • Rafael S. Iack
  • Roberto X. Almeida
  • Joaquim F. M. da Silva
  • Antonio C. O. Guerra

Palavras-chave:

Drogas. Medicamentos. CTSA

Resumo

Este trabalho relata a experiência didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAPES-PIBID) da UFRJ, que foi desenvolvido para alunos do 3º Ano do Ensino Médio, com carga horária de 2 tempos semanais (100 minutos) e apresentado à comunidade escolar. O tema central, selecionado pelos alunos da escola conveniada, foi Drogas. Este tema foi dividido em quatro tópicos: medicamentos, entorpecentes, bebidas alcóolicas e talidomida. Para cada tópico um bolsista CAPES-PIBID atuou como responsável, abordando diversos conceitos químicos como funções orgânicas e nomenclatura, isomeria, forças intermoleculares, algumas interações entre fármacos, teor alcóolico, etc. Os alunos da escola conveniada, sob orientação dos bolsistas CAPES-PIBID, elaboraram apresentações sobre os temas trabalhados, envolvendo exposições orais sobre o tópico em questão, além da elaboração de um jogo didático de tabuleiro abordando o tema talidomida, uma peça teatral abordando a automedicação e as interações medicamentosas e, também, a apresentação de alguns experimentos como destilação simples.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-23

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química