Inovação em sala de aula: como produzir um vídeo com recursos da Internet

Autores

  • Mayke M. Santos
  • Riva Roitman
  • Any Bernstein

Palavras-chave:

Vídeo. Internet. Tabela periódica.

Resumo

A integração de mídias digitais ao ensino médio tem sido muito discutida, porém poucos experimentos comprovam sua eficácia. O objetivo do trabalho foi produzir um vídeo temático que estivesse inserido no currículo mínimo de Química do ensino médio, proposto pela SEEDUC/RJ. A escolha do tema “Tabela Periódica” levou em conta o fato de ser uma ferramenta imprescindível para o estudante, aplicável em vários segmentos do contexto escolar. A videoaula foi feita com programas de código livre, um laptop, uma câmera digital e recursos gratuitos da internet, ou seja, sem custos operacionais. As etapas preliminares à produção do vídeo consistiram de pesquisa, planejamento, estudo de tutoriais dos programas livres e produção de roteiro. O vídeo foi editado com imagens e animações feitas com os softwares selecionados e foi finalizado com a inserção de áudio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-23

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química