Aproximações e distanciamentos em relação ao conceito de Propriedades Coligativas em livros didáticos de Química

Autores

  • João Thiers Mendonça Santos
  • Edson José Wartha
  • Victor Hugo Vitorino Sarmento

Palavras-chave:

Livro didático. Propriedades Coligativas. Transposição didática

Resumo

Este trabalho é motivado pelos possíveis distanciamentos e/ou aproximações ocasionados pelas transposições didáticas existentes nos livros didáticos de Química utilizados no Ensino Médio. Nesse sentido, o presente estudo tem como foco a análise de livros didáticos, doravante LDs, no tocante ao assunto Propriedades Coligativas. Especificamente, analisamos a maneira como o referido conteúdo é apresentado pelos autores. Assim, o objetivo específico deste trabalho é a realização de uma comparação entre os conceitos apresentados pelos livros didáticos, aprovados no último PNLEM (BRASIL, 2012) e a ciência de referência com a identificação das possíveis aproximações e/ou distanciamentos, causadas na transposição didática, que podem ser conceitos muito próximos da ciência de referência, ou mesmo, criações puramente didáticas as quais devem se modificar para atender determinado público alvo. Durantea análise foi possível perceber que alguns LDs aproximaram-se bastante da ciência de referência e outros se distanciaram de tal forma que acabaram produzindo erros conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química