Análise da abordagem contextual no conteúdo de Ligações Químicas em livros didáticos aceitos pelo PNLD-2012

Autores

  • Kamilla de F. Cândido
  • Viviane Cristina C. da Mata
  • Lorenna S. O. Costa
  • Luciana P. Marques

Palavras-chave:

Contextualização. Ligações Químicas. Livro didático

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Ligação Química em relação à contextualização em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD 2012 e escolhido por escolas de um município de Goiás. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e para análise criamos indicadores baseados no PNLD e nos indicadores propostos por Amaral, Xavier e Maciel (2009). Os livros foram Química Cidadã do PEQUIS e Química da Martha Reis. Inicialmente nos detivemos na análise do conceito de contextualização por meio de documentos oficiais e teóricos da
área. Esse conceito é polissêmico, não havendo muitas vezes clareza do que é e o que se quer com a contextualização. A partir das nossas análises observamos que as abordagens desse conteúdo nos livros estão passando por mudanças, no entanto como qualquer material didático apresenta problemas,
que devem ser explicitados para contribuir no melhor uso desse instrumento em sala de aula

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Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química