Investigando tipos de contextualização em livros didáticos de química do PNLD 2012

Autores

  • Thaise Marques Reis
  • Mirian Alves da Cruz Gois
  • Ieda de Oliveira Costa
  • Marlene Rios Melo

Palavras-chave:

Livro didático. Contextualização. Ensino de química

Resumo

O presente trabalho traz uma investigação sobre formas de contextualização nos livros didáticos de química aprovados no ultimo Programa Nacional do Livro Didático. O livro didático algumas vezes é o direcionador do trabalho em sala de aula, ele deve trazer consigo não só conceitos, mas valores culturais e políticos. O novo currículo do ensino fundamental e médio visa uma educação voltada para o desenvolvimento no aluno de um senso crítico a respeito de fatos do seu cotidiano. Nessa perspectiva, deve-se ter maior cuidado na seleção desses livros e valorizar aspectos que incentivem a motivação e o interesse dos alunos, como a contextualização. As análises partiram das seguintes categorias: contextualização histórica (GONZÁLES, 2004); contextualização como exemplificação, uma adaptação das categorias de Santos e Mortimer (1999a); contextualização deslocada do texto central; e contextualização como desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico (SANTOS e MORTIMER, 1999a).

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Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química