Identificação de analogias no conteúdo de Estrutura Atômica nos livros de Química Geral do ensino superior

Autores

  • Anderson Dias Viana
  • Carlos Neco da Silva Junior

Palavras-chave:

Estrutura atômica. Livro didático. Analogia

Resumo

Muitas pesquisas relatam a utilização das analogias nos livros didáticos (LD) do ensino médio, porém poucas pesquisas apresentam algum tipo de análise dos livros de química geral (QG) utilizados no ensino superior. Neste trabalho analisamos as analogias presentes no conteúdo de estrutura atômica,
em livros de química geral, utilizados em diversas IFES do Brasil. Assim, mostramos a importância do livro como fonte de informação para a construção do conhecimento químico e também levantamos algumas das vantagens e desvantagens do uso de analogias no ensino desse conteúdo. Através da
consulta em diferentes ementas de IFES brasileiras detectamos o número de vezes que o livro de QG é referenciado e a partir desta informação analisamos este conteúdo em sete livros. Verificamos que boa parte das analogias apresentadas compara inadequadamente o mundo macroscópico ao microscópico
possibilitando ao leitor a formação de erros conceituais e obstáculos epistemológicos já relatadas em LD do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química