O Uso do lúdico para análise do descarte de resíduos como a farinha de mandioca, pilhas, papel e o mercúrio
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Atividades Lúdicas. Ensino de QuímicaResumo
O ENSINO DE CIÊNCIAS (QUÍMICA) EM GERAL É REALIZADO DE FORMA TRADICIONAL, E OS MÉTODOS UTILIZADOS LIMITAM-SE À MEMORIZAÇÃO E REPETIÇÃO. PENSANDO EM MUDAR ESSE PARADIGMA, BUSCAMOS UMA PROPOSTA PARA MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MESCLANDO OS CONCEITOS DE CIÊNCIA E MEIO-AMBIENTE ATRAVÉS DA LUDICIDADE. CRIAMOS UM “JOGO” COM PAINÉIS TEMÁTICOS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE QUATRO MATERIAIS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DOS ALUNOS, SÃO ESTES: MERCÚRIO, PILHAS, MANDIOCA E PAPEL. O JOGO ENVOLVE A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES E ABRE ESPAÇO PARA QUE O PROFESSOR REPASSE SEUS CONHECIMENTOS, SOBRE OS MATERIAIS E A TEMÁTICA AMBIENTAL. A UTILIZAÇÃO DESTA FERRAMENTA MOSTROU QUE O LÚDICO PODE SER USADO COMO FORMA DE COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO TEÓRICO NA VIDA ESCOLAR, E QUE PODE PROPICIAR O AUMENTO DO INTERESSE NA AULA, MELHORAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, ALÉM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO O SOCIAL DO ALUNODownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-22
Edição
Seção
MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química