Atividades Lúdicas com Vídeos Digitais Amadores: Possibilidades para o Ensino de Química

Autores

  • Thiago Miguel Garcia Cardoso
  • Eduardo Luiz Dias Cavalcanti
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Palavras-chave:

Vídeos Digitais Amadores. Avaliação da Aprendizagem. Atividades Lúdicas

Resumo

ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR, ANALISAR E EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DO USO DO LÚDICO COMO UMA FERRAMENTA PARA SE TRABALHAR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ESSA ATIVIDADE COM EXPERIMENTOS DESENVOLVIDOS E FILMADOS PELOS ALUNOS, NO QUAL, ELES REALIZAVAM O MESMO PARA EXPLANAR UM CONTEÚDO DE QUÍMICA. ESSAS FILMAGENS ERAM APRESENTADAS PARA O RESTANTE DA TURMA E ANALISADAS POR MEIO DAS APRESENTAÇÕES DOS VÍDEOS, BUSCANDO CONHECER QUAIS AS FACILIDADES OU DIFICULDADES QUE OS ALUNOS POSSUÍAM EM APRESENTAR O CONHECIMENTO QUÍMICO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE É POSSÍVEL TRABALHAR O LÚDICO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE FORMATIVA E DIAGNÓSTICA, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS REVEJAM CONTEÚDOS NÃO APREENDIDOS E COMPREENDIDOS POR ELES, ALÉM DE TRABALHAR COM A CONTEXTUALIZAÇÃO E COM O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química