O Modelo Molecular Adaptado e o desenvolvimento da noção da Tridimensionalidade

Autores

  • Karina Caixeta Scalco
  • Bianca Santos Pinheiro
  • Gabriele Matinatti De Pietro
  • Keila Bossolani Kiill

Palavras-chave:

Modelo Molecular Adaptado. Ligação Química. Tridimensionalidade

Resumo

O material didático pode contribuir para a compreensão dos conteúdos químicos. Entretanto, é fundamental que este tenha potencial inclusivo, garantindo igualdade de oportunidades educacionais para os indivíduos. Neste sentido, para que um material seja considerado adaptado, este deve trazer significados aos alunos com necessidades educacionais especiais, respeitando seu referencial perceptual. Uma destas necessidades é a baixa visão, que é definida atualmente como a perda parcial da visão, requerendo a utilização de auxílios ópticos e/ou não ópticos. Desta forma, numa abordagem qualitativa, buscou-se elaborar um modelo molecular com potencial inclusivo para o ensino de Química e avaliar a sua contribuição no processo de aprendizagem. O modelo molecular adaptado foi produzido e avaliado por especialistas em educação inclusiva, professores universitários de química e alunos videntes e não videntes. Posterior a esta avaliação o modelo foi utilizado em uma sala de aula para verificação de sua contribuição para a aprendizagem

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Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química