Identificação de diferentes abordagens sobre configurações eletrônicas: a visão de professores e de livros didáticos
Palavras-chave:
Entraves. Configurações eletrônicasResumo
Neste artigo relata-se uma análise sobre diferentes formas de abordagens apresentadas em livros didáticos sobre configurações eletrônicas, enfocando possíveis implicações para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, face à possibilidade de geração de concepções alternativas, em detrimento de bases conceituais mais corretas. Identificaram-se possíveis entraves resultantes de simplificações, especialmente sobre energias dos elétrons em diferentes configurações eletrônicas por subníveis. Foram analisados livros de química geral e de química inorgânica usados nos níveis de ensino médio e superior, verificando-se que alguns conceitos apresentados em livros do ensino médio são ratificados em livros do ensino superior, enquanto outros conceitos não o são. Para verificar a consistência do que se estava analisado, fez-se uma pesquisa com 30 professores, utilizando um questionário, constatando-se divergência de concepção bastante significativa, especialmente no que se refere à energia de subníveis, implicações sobre o diagrama usado na definição das configurações eletrônicas e a autoria desse diagrama.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-21
Edição
Seção
MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química