Sabonete líquido: uma abordagem para a Química Orgânica

Autores

  • Sinara munchen
  • Roselei F. Thies
  • Martha B. Adaime

Palavras-chave:

Sabonete. Funções orgânicas. Ensino.

Resumo

Visto que o consumo de produtos cosméticos tem aumentado significativamente nos últimos anos, e que um destes itens presente em diversos meios sociais é o sabonete líquido, empregou-se um experimento de produção deste no Ensino de Química. O presente trabalho teve como objetivo a produção de sabonete líquido para retomar os conceitos de funções orgânicas, e foi desenvolvido em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio da mesma escola pública de Santa Maria-RS. Na turma em que a abordagem de funções orgânicas se deu a partir de uma abordagem temática com o uso de diversos recursos didáticos os resultados foram diferentes em relação ao grupo em que o estudo dasfunções orgânicas se deu através de, basicamente, aulas expositivas e uso do livro didático. Estes resultados podem indicar favorecimento do aprendizado das funções orgânicas pelos estudantes da primeira turma supracitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-23

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química