De que contexto se fala? Análise de livros didáticos de Química para o ensino médio

Autores

  • Maria Bernadete de Melo Cunha
  • Adson S. O. Muritiba
  • Alexandre Ferreira
  • Carlos Alfredo de A. Alves
  • Daiane C. Sotero
  • Daniela Souza
  • Fernanda de J. Ribeiro
  • Luciene B. Costa
  • Marcio M. Lima
  • Paulo Sergio S. Nobre
  • Renato de Jesus Silva

Palavras-chave:

Livro didático. Ensino de química. Contextualização

Resumo

Esta comunicação apresenta a análise de livros didáticos de Química para o ensino médio, indicados no PNLD 2012 (Brasil, 2011), em relação a contextualização dos conteúdos químicos, como resultado de atividade desenvolvida com bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia (PIBID/UFBA), contando com a participação dos estudantes matriculados na disciplina Ensino de Química no Contexto, no semestre 2011.2. Foram consideradas três categorias de análise, baseadas em Silva (2007) e os resultados apontaram que dos livros analisados, três apresentam a contextualização como exemplificação e/ou informação do cotidiano, um apresenta contextualização relacionada ao movimento CTS e um outro aproxima-se também desse tipo de contextualização, embora tenha como foco a construção do conhecimento.

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Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química