De que contexto se fala? Análise de livros didáticos de Química para o ensino médio
Palavras-chave:
Livro didático. Ensino de química. ContextualizaçãoResumo
Esta comunicação apresenta a análise de livros didáticos de Química para o ensino médio, indicados no PNLD 2012 (Brasil, 2011), em relação a contextualização dos conteúdos químicos, como resultado de atividade desenvolvida com bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia (PIBID/UFBA), contando com a participação dos estudantes matriculados na disciplina Ensino de Química no Contexto, no semestre 2011.2. Foram consideradas três categorias de análise, baseadas em Silva (2007) e os resultados apontaram que dos livros analisados, três apresentam a contextualização como exemplificação e/ou informação do cotidiano, um apresenta contextualização relacionada ao movimento CTS e um outro aproxima-se também desse tipo de contextualização, embora tenha como foco a construção do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-21
Edição
Seção
MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química