Argumentar para aprender ligações químicas: contribuições de uma atividade investigativa

Autores

  • Daniela K. B. da S. Oliveira
  • Paula C. C. Mendonça
  • Rosária Justi

Palavras-chave:

Aspectos energéticos. Ligações químicas. Argumentação

Resumo

A utilização de regras para explicar a formação das ligações químicas em detrimento de uma abordagem em termos energéticos tem sido identificada no ensino e em muitos livros didáticos. Tal fato dificulta o entendimento desse tema, pois não fornece uma justificativa satisfatória para a formação e estabilidade das substâncias. Uma proposta de atividade investigativa é apresentada e discutida neste trabalho tendo em vista esse aspecto do Ensino de Química e as possíveis contribuições da argumentação para a aprendizagem do conteúdo e de processos da ciência. Esta atividade visa favorecer o entendimento das ligações químicas a partir de aspectos energéticos envolvidos na formação de substâncias e associados à estabilidade destas em relação aos átomos isolados porque contribui para a integração entre os níveis macroscópico e submicroscópico da matéria. A atividade possibilita aos alunos, além de aprender o conteúdo mencionado, elaborar argumentos, contrapor e avaliar os pontos de vista que emergem ao longo da mesma e trabalhar com justificativas e evidências, bem como diferenciá-los num argumento

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Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química