PEQUI: uma proposta de ensino de química para o ensino médio.

Autores

  • Diele Gomes Campos
  • Juliana do N. Gomides
  • Kátia Dias F. Ribeiro
  • Sandra Cristina M. Araujo

Palavras-chave:

Contextualização. Composição química. Conteúdo Químico

Resumo

A química é uma ciência que se preocupa em entender o mundo, interage com a sociedade de diversas formas e está presente em nosso dia a dia. Diante disso, é importante mostrar aos alunos fenômenos do cotidiano, propiciando formas de inserir o estudante em seu ambiente cultural. Isso pode ser possível através da abordagem temática utilizando o pequi, acredita-se que o uso de um tema presente no dia a dia dos alunos facilita a assimilação de conceitos e estimula a aprendizagem. Diante desse pressuposto, o trabalho visou à elaboração de propostas de ensino de química para o ensino médio, buscando a sugestão de aulas contextualizadas. Para o desenvolvimento do trabalho foi feita uma investigação bibliográfica da composição química do pequi e suas propriedades terapêuticas, as quais foram relacionadas a conteúdos químicos. Observou-se que o pequi é uma ferramenta pra o ensino e aprendizado em química, tema pelo qual o professor poderá abordar para ensinar conteúdos desta ciência de forma contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

MD - Materiais Didáticos no Ensino de Química