Licenciatura em química: uma análise da formação na UFAL

Autores

  • Marcos Antonio Pessôa Leite
  • Wanessa Padilha Barbosa
  • Elton Casado Fireman

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino de Química. Licenciatura

Resumo

Considerando as mudanças na formação de professores desencadeadas no final do século passado, e implantadas na primeira década deste século, este trabalho faz análise de um Projeto Pedagógico, no caso, o curso de Química licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. Este estudo se deu através da análise documental do projeto em questão, confrontado com a legislação vigente e com os relatos do professor e coordenador do curso. Observamos que o documento em questão apresenta na sua grande parte uma consonância com a legislação, com algumas ressalvas, as disciplinas de cunho pedagógico são ministradas por professores do Centro de Educação, com formação em Pedagogia e não na área de ensino de Química. Outro ponto de destaque foi a questão do perfil do egresso, no qual dentre as atividades descritas no projeto, que o licenciado em Química poderia exercer, representando uma incongruência, e uma misturas de perfis entre o bacharelado e a licenciatura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química