Reorganizando o Laboratório de Ciências: uma experiência da abordagem do PIBID/UESC de Química no espaço escolar

Autores

  • Danilo M. Teixeira
  • Gabriel da S. Amaral
  • Luciana L. Rodrigues
  • Ivete M. dos Santos
  • Elisa P. Massena

Palavras-chave:

Laboratório de Ciências. PIBID. Ambiente escolar

Resumo

A formação de professores de Química tem sido discutida por diversos profissionais da educação que buscam, dentre outras coisas, apresentar os aspectos que estão envolvidos nesse processo. Sendo assim, o intuito deste trabalho é apresentar os resultados obtidos com a intervenção do PIBID/Química UESC em que houve a reorganização de um laboratório de Ciências e esta atividade foi relacionada à formação dos licenciandos envolvidos. Pretendemos também demonstrar a importância deste espaço para a formação de conceitos de Ciências, mas precisamente de Química. Para tal, executamos uma atividade em grupo onde a reorganização deste laboratório foi o foco principal, além da aplicação de um questionário buscando conhecer as impressões dos alunos a cerca do local. Pudemos então perceber que o laboratório de Ciências é um local onde os saberes de Química podem ser construídos e que a atividade por nós realizada teve implicações significativas para nossa formação como licenciandos em Química

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química