O SUBPROJETO DE QUÍMICA/PIBID-UFMT: UMA REFLEXÃO SOBRE AS NECESSIDADES FORMATIVAS E A CRISE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Larissa Kely Dantas
  • Irene Cristina de Mello

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores de Química. Crise na Educação e PIBID

Resumo

Este trabalho apresenta parte de um estudo mais amplo sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na formação inicial de professores de Química. Tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre como o subprojeto PIBID/Química UFMT descreve questões relacionadas as necessidade formativas dos licenciandos, principalmente no que se refere ao domínio curricular e pedagógico dos conteúdos, e a relação destes com a Crise na Educação. A abordagem metodológica utilizada é do tipo qualitativa e os dados obtidos foram coletados mediante análise dos relatórios pedagógicos da coordenação institucional do PIBID-UFMT, do Edital Capes 2007 e de uma entrevista semiestruturada aplicada com o coordenador de área do subprojeto de Química da UFMT, campus Cuiabá. Constatamos no decorrer deste estudo que o ensino deficiente de conteúdo também contribui para crise na educação, e que nas atividades propostas para o subprojeto procurou-se dar ênfase as necessidades formativas. Nesse sentido o subprojeto PIBID/Química UFMT busca elevar a qualidade das ações pertinentes à formação inicial de Química

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Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química