"APLICAÇÃO DE JOGOS COMO UMA POSSÍVEL FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO"

Autores

  • João V. Escremin
  • Márcio J. dos Reis
  • Márcio J. dos Reis
  • Paulo S. Calefi
  • Paulo S. Calefi

Palavras-chave:

Jogos. Formação inicial. Professor reflexivo

Resumo

Este trabalho analisa a aplicação de jogos como possível estratégia para a formação inicial do professor reflexivo. Neste intuito, alunos do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Química da UNIFEV (Centro Universitário de Votuporanga, São Paulo) foram orientados na aplicação de jogos na terceira série do Ensino Médio de uma Escola Pública de Votuporanga. Para tal, 43 licenciandos, divididos em 12 grupos de três ou quatro alunos, foram orientados a adaptarem jogos infanto-juvenis tradicionais aos conteúdos de Química. Como parte das atividades dos discentes, cada licenciando registrou diariamente as atividades em portfólios. As concepções/percepções/sensações manifestadas pelos estudantes após a primeira aplicação e as possíveis contribuições desta atividade para a formação de um professor reflexivo são apresentadas e discutidas.

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Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química