CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E SUAS INTERRELAÇÕES.
Palavras-chave:
Relação CTS. Formação de professoresResumo
Na presente pesquisa de caráter qualitativo buscamos identificar concepções de alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE a respeito de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e quais relações estabelecem entre Ciência (Química) e questões sociais e ambientais. Comoparâmetros para análise, tomamos por base visões deformadas de Ciência e Tecnologia apontadas naliteratura, que se originaram da discussão e problematização de visões historicamente construídas sobrea atividade científico-tecnológica, seu papel na sociedade e suas implicações educacionais. Para identificar as concepções, foi elaborado um instrumento de pesquisa, composto por oito questões, baseado em um questionário aplicado e reconhecido internacionalmente, o VOSTS (Views On Science-Technology Society). Como síntese da análise verificamos que os licenciandos de uma maneira geral apresentaram concepções a respeito de ciência e tecnologia concernentes a orientação CTS, embora as concepções sobre ciência se mostraram mais adequadas do que aquelas sobre tecnologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-21
Edição
Seção
FP - Formação de professores de Química