CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E SUAS INTERRELAÇÕES.

Autores

  • Bruna Herculano da Silva
  • Edenia Maria Ribeiro do Amaral

Palavras-chave:

Relação CTS. Formação de professores

Resumo

Na presente pesquisa de caráter qualitativo buscamos identificar concepções de alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE a respeito de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e quais relações estabelecem entre Ciência (Química) e questões sociais e ambientais. Comoparâmetros para análise, tomamos por base visões deformadas de Ciência e Tecnologia apontadas naliteratura, que se originaram da discussão e problematização de visões historicamente construídas sobrea atividade científico-tecnológica, seu papel na sociedade e suas implicações educacionais. Para identificar as concepções, foi elaborado um instrumento de pesquisa, composto por oito questões, baseado em um questionário aplicado e reconhecido internacionalmente, o VOSTS (Views On Science-Technology Society). Como síntese da análise verificamos que os licenciandos de uma maneira geral apresentaram concepções a respeito de ciência e tecnologia concernentes a orientação CTS, embora as concepções sobre ciência se mostraram mais adequadas do que aquelas sobre tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química