O estágio supervisionado como espaço de inserção dos futuros docentes no processo de reflexão sobre a ação

Autores

  • Flávia Carneiro Gonçalves
  • Layla Karoline Tito Alves
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Reflexão sobre a ação. Responsabilidade docente

Resumo

No estágio do curso de Licenciatura em Química da UFG, os estagiários planejaram e ministraram uma disciplina optativa na escola campo com o foco na experimentação. As aulas foram gravadas em vídeo e foi realizada uma análise a partir das impressões escritas dos estagiários ao assistirem os vídeos e identificarem aspectos que caracterizaram suas posturas docentes na regência. Nesse processo de reflexão sobre a ação, foram analisadas duas categorias: identificação e proposta de resolução de problemas envolvidos na docência e responsabilidade profissional docente. De acordo com a análise observou-se que ao reverem suas aulas os estagiários se situaram como futuros professores de química e expressarem seu senso de responsabilidade docente em relação à situação didática e suas capacidades de identificarem problemas e soluções inerentes à sala de aula. A reflexão sobre a ação é importante componente da formação docente, pois permite o repensar dos caminhos e escolhas do futuro docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química