Uma Abordagem sobre a Escassez de Professores para o Ensino Médio e o Perfil dos Ingressantes em um Curso de Licenciatura em Química

Autores

  • Adriana A. Barbosa
  • José Ilton P. Jornada
  • Maria de Fátima T. Gomes

Palavras-chave:

Escassez de professores. Perfil do ingressante. Licenciatura em Química

Resumo

O trabalho aponta a baixa procura por cursos de formação de professores de Química, a partir de dados de oferta de vagas e da relação candidato-vaga nos últimos Vestibulares, e aborda a escassez de professores para o Ensino Médio a partir de dados do INEP. Usando informações do Censo escolar 2011, estimou-se a demanda de professores de Química no município e no Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de conhecer o perfil e as expectativas dos alunos que buscam o curso de Licenciatura em Química da UERJ foram aplicados questionários aos estudantes ingressantes no curso nos anos de 2011 e 2012. A pesquisa realizada mostrou que 67% dos ingressantes gostariam de lecionar no Ensino Médio, mas somente 23% pretende exercer a profissão de professor ao se formar. Abaixa atratividade pela docência em Química foi discutida com base na análise do discurso dos ingressantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química