Produção e acompanhamento no desenvolvimento de currículo: constituição de conhecimento de professor

Autores

  • Jaqueline Ritter
  • Laís Basso Costa-Beber
  • Otavio Aloísio Maldaner

Palavras-chave:

Educação Química. Situação de Estudo. Interações Triádicas

Resumo

O presente trabalho consistiu em analisar dois relatórios de estágio docente produzidos pelas autoras, separadamente, atendendo proposta do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação nas Ciências da UNIJUÍ - RS, bem como a ementa do componente curricular Ensino de Química I em que o mesmo foi realizado no Ensino Superior, na Licenciatura em Química. Buscou-se identificar, problematizar e discutir meios favoráveis e desfavoráveis que se apresentam aos licenciandos quanto à produção, o desenvolvimento e o acompanhamento pela pesquisa de currículo escolar inovador. Conclui-se que a Situação de Estudo (SE) constitui-se em meio favorável às organizações curriculares alternativas e que pode ser potencializada através de “interações triádicas”. O processo desenvolvido dessa forma pode vir a tornar-se constitutivo do conhecimento de professor nos três grupos de sujeitos envolvidos na interação: professores da escola, da universidade e licenciandos em formação inicial

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Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química