Ações do Projeto “Ações Construtivas do Conhecimento Químico” e Suas Contribuições Pedagógicas na Cidade de Manaus - AM

Autores

  • Ivoneide de C. L. Barros
  • Renato H. Souza
  • Katiuscia S. Souza
  • Sidilene A. Farias
  • Paulo R. Couceiro
  • Karime R. B. da Silva
  • Tereza C. S. Oliveira
  • Darlinda D. Monteiro
  • Izelene F. S. Xavier
  • Alex S. F. Costa
  • Brenner L. Pereira
  • Nilton F. Ortiz
  • Ana K. G. Magalhães
  • Kidney O. G. Neves
  • Oriene M. Silva
  • Mariana J. O. Souza
  • Paulo T. Neto
  • Kleyton A. S. Oliveira
  • Josimar L. Silva Junior
  • Morgana S. Araújo
  • Pamela N. M. Bentes
  • Yara J. C. Bizerril

Palavras-chave:

Ensino de química. Formação docente. Estratégias de ensino. Escolas públicas

Resumo

NESTE TRABALHO SÃO RELATADAS AS CONTRIBUIÇÕES QUE O PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS DO CONHECIMENTO
QUÍMICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS TROUXE PARA A VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ESTADO DO AMAZONAS, SUBRETUDO EM SUA CAPITAL, MANAUS. O PROJETO ACONTECE DESDE OUTUBRO DE 2011, EM 7 ESCOLAS-SEDE, CONTEMPLANDO TODAS AS REGIÕES GEOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO. 300 ESTUDANTES, DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, ORIUNDOS DE 20 ESCOLAS, SÃO ATENDIDOS PELO PROJETO. AS AULAS SÃO MINISTRADAS POR LICENCIANDOS E BACHARÉIS EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, E QUE SÃO ORIENTADOS POR SUPERVISORES LICENCIADOS E COM ATUAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. O PROJETO AINDA CONTA COM UMA COORDENAÇÃO NACIONAL E OUTRA NO AMAZONAS, COM AULAS SEMANAIS NAS ESCOLAS-SEDE E REUNIÕES DA EQUIPE NA UFAM. AS ATIVIDADES PERMITEM TRABALHAR SIMULTANEAMENTE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO, ALÉM DO APROFUNDAMENTO EM QUÍMICA QUE OS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE TODAS AS REGIÕES DE MANAUS TÊM ACESSO. NESTE TRABALHO RELATAMOS, SOBRETUDO, O IMPACTO DAS AÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS MONITORES

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química