A influência da formação escolar no exercício profissional de professores de química do município de Juiz de Fora

Autores

  • Lilian Guiduci de Melo
  • José Guilherme S. Lopes

Palavras-chave:

Formação ambiental. Prática docente Saber docente espontâneo

Resumo

OS SABERES DOS PROFESSORES SÃO CONSTITUÍDOS POR DIVERSAS FONTES, COMO A SUA HISTÓRIA DE VIDA E A SUA FORMAÇÃO ESCOLAR. TAIS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS, QUANDO NÃO REFLETIDAS CRITICAMENTE, IMPLICAM EM UM TIPO DE FORMAÇÃO, CARACTERIZADA COMO FORMAÇÃO AMBIENTAL. NOSSOS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA CONCEPÇÃO DO PROFESSOR LIMITADO À FORMAÇÃO AMBIENTAL, TENDO A FORMAÇÃO INICIAL POUCA CONTRIBUIÇÃO, DEVIDO AO SEU DISTANCIAMENTO DA REALIDADE. ASSIM COMO OUTROS AUTORES, ACREDITAMOS QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DEVA SER REPENSADA, VISANDO PROMOVER UMA RUPTURA DA FORMAÇÃO AMBIENTAL, PARTINDO DA PROBLEMATIZAÇÃO DESTA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS FUTUROS PROFESSORES, CONTRIBUINDO, ASSIM, PARA ROMPER COM AS LIMITAÇÕES DO ENSINO DE QUÍMICA

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Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química