A Preparação de Perfume como Proposta de Experimentação para o Ensino de Química no Ensino Médio

Autores

  • Ricardo A. F. de Matos
  • Lorena C. Costa
  • Sabrina R. de Jesus
  • Wesley F. Vaz

Palavras-chave:

Ensino de química. Extração. Perfume.

Resumo

As atividades experimentais estruturadas em temas geradores, como a preparação de um perfume, permitem aos alunos compreender conteúdos químicos, centrados no contexto sociocultural do estudante. Neste sentido, o trabalho aborda a química existente nos perfumes e em seu processo fabril, a partir do princípio da extração de um óleo essencial. O experimento foi realizado com alunos da 3ª série do Ensino Médio. Funções orgânicas, conceito de acidez, basicidade, indicadores ácido/base, polaridade de moléculas, técnicas de maceração e destilação são conceitos químicos que foram abordados na atividade. O método envolveu a introdução sobre os perfumes no contexto sócio-histórico; a extração de um óleo essencial; a fabricação de perfumes; e o teste do pH dos perfumes. Foram utilizados materiais de fácil obtenção, o que permite a realização dos experimentos por qualquer instituição escolar. A atividade possibilitou aos alunos compreenderem melhor, principalmente, os conteúdos de solubilidade, volatilidade e interações intermoleculares.

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Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química