A utilização de experiências químicas caseiras no ensino de química: Relacionando a teoria com a prática no cotidiano.

Autores

  • Ana Claricia dos Santos Costa
  • Ana Paula Texeira Costa
  • Cleidijane Rodrigues de Oliveira
  • Luana Alves Salgueiro
  • Nathalia Hanna da Silva Mello
  • Rafael Saraiva Nunes

Palavras-chave:

Ensino. Experimento. Motivação

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a construção de aulas didáticas no ensino de química para um melhor rendimento dos alunos, sendo abordados conteúdos como reações inorgânicas: ácido e bases, soluções e misturas, além de diferenciar aspectos físico-químicos nos experimentos realizados com a utilização de produtos de fácil acesso. Tornando uma assimilação e entendimento do conteúdo de fácil absorção e com resultados positivos. Este trabalho inseriu-se no ensino de química, relacionando a teoria com a prática no cotidiano em aulas didáticas em uma escola estadual de Arapiraca no estado de Alagoas, abordando a importância de mudanças no ensino geral, realizando uma conexão dos conteúdos transmitidos pelo professor gerando assim um conflito cognitivo no aluno ao observar, interrogar e manipular o experimento. Enfatizando deste modo, a importância da ciência química e sua inserção no cotidiano do aluno. Desse modo foi demonstrado em experiências os assuntos abordados para melhor aprendizado dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química