Processo Bayer de obtenção de alumina como ferramenta para o ensino de conceitos de estequiometria.

Autores

  • Jaqueline Fortuna
  • Luís Henrique de Biasi
  • Jéssica Alves Marques
  • Juliani Conti Martins
  • Lucas Dominguini

Palavras-chave:

Ensino de química. Experimentação. Estequiometria. Processo Bayer.

Resumo

 A aprendizagem de conteúdos de estequiometria sempre foi de grande dificuldade para os alunos da escola média. A abstração do processo, aliada a concentração de cálculos faz com que os discentes apresentem baixo rendimento nesse conceito. Considerando que a imposição de significados não é uma boa forma de apresentação dos conteúdos para os alunos, o presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de ensino na qual se utiliza do Processo Bayer de obtenção da alumina para inserir, no contexto do aluno, conhecimentos relacionados à estequiometria. Assuntos como rendimento, reagente limite e excesso, impurezas, liberação de gases, entre outros são abordados a partir de um único experimento. O experimento foi aplicado em um projeto de extensão denominado “Ano Internacional da Química: comemorando de forma experimental”, com alunos de ensino médio. Os resultados demonstraram um melhor aproveitamento das aulas, bem como um melhor rendimento por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

EX - Experimentação no Ensino de Química