Processo Bayer de obtenção de alumina como ferramenta para o ensino de conceitos de estequiometria.
Palavras-chave:
Ensino de química. Experimentação. Estequiometria. Processo Bayer.Resumo
A aprendizagem de conteúdos de estequiometria sempre foi de grande dificuldade para os alunos da escola média. A abstração do processo, aliada a concentração de cálculos faz com que os discentes apresentem baixo rendimento nesse conceito. Considerando que a imposição de significados não é uma boa forma de apresentação dos conteúdos para os alunos, o presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de ensino na qual se utiliza do Processo Bayer de obtenção da alumina para inserir, no contexto do aluno, conhecimentos relacionados à estequiometria. Assuntos como rendimento, reagente limite e excesso, impurezas, liberação de gases, entre outros são abordados a partir de um único experimento. O experimento foi aplicado em um projeto de extensão denominado “Ano Internacional da Química: comemorando de forma experimental”, com alunos de ensino médio. Os resultados demonstraram um melhor aproveitamento das aulas, bem como um melhor rendimento por parte dos alunos.