Química, Ambiente e Atmosfera: uma Estratégia de Formação Inicial Docente – visão parcial de sua construção

Autores

  • Eleandro Adir Philippsen
  • Ricardo Gauche
  • Roberto Ribeiro da Silva

Palavras-chave:

Formação Inicial Docente. Experimentação no Ensino. TIC.

Resumo

O presente trabalho relata parte dos resultados de pesquisa colaborativa de caráter qualitativo desenvolvida no âmbito do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UnB) e no contexto de uma disciplina do curso de Licenciatura em Química de uma unidade acadêmica da Universidade Estadual de Goiás. Foram propostas atividades de cunho experimental e em ambiente virtual. A formação inicial é um espaço institucional que merece especial atenção, no sentido de propiciar aos licenciandos domínio conceitual e de estratégias que contemplem as necessidades atuais impostas ao trabalho docente, incluindo as que envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Nesse sentido, o trabalho foi desenvolvido com o propósito de contribuir para o estabelecimento de parâmetros necessários ao desenvolvimento de estratégias que preparem, conceitual e metodologicamente, futuros professores de Química para a atividade docente, com ênfase em Química e Ambiente, mais especificamente, no âmbito do tema Atmosfera.

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Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química