A formação inicial e continuada dos professores de química: uma análise do quadro docente de Barreiras/BA

Autores

  • Marcelo Ribeiro dos Santos
  • Eduardo Luiz Dias Cavalcanti

Palavras-chave:

Formação inicial. Formação continuada. Ensino de química

Resumo

NESTE TRABALHO FOI ANALISADA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO QUADRO DOCENTE DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE BARREIRAS, BAHIA VISANDO CONHECER AS PRINCIPAIS NECESSIDADES FORMATIVAS RELACIONADAS A ESSES PROFESSORES. POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS FOI POSSÍVEL OBTER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA TRAÇAR O PERFIL DESTES PROFISSIONAIS. AS NECESSIDADES FORMATIVAS DESSES PROFESSORES ESTÃO RELACIONADAS PRINCIPALMENTE À INEXISTÊNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL ESCOLHIDO POR ESTES DOCENTES, E TAMBÉM À FORMAÇÃO INICIAL INADEQUADA PARA A FUNÇÃO QUE EXERCEM. MAIS DA METADE DESSES PROFESSORES NÃO TEM GRADUAÇÃO E NÃO CORRESPONDE A PROFESSORES EFETIVOS, O QUE EVIDENCIA A CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS DA ÁREA. A MINORIA DOS ENTREVISTADOS SE DISPÔS A REALIZAR CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO RELACIONADO AO ENSINO DE QUÍMICA, O QUE CONTRIBUI COM A DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE À SOCIEDADE E APONTA AINDA À VISÃO SIMPLISTA SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA POR PARTE DESTES DOCENTES

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química