Análise crítica dos modelos presentes em livros didáticos de Química e as possibilidades de mediação do conhecimento científico na formação inicial de professores
Palavras-chave:
Modelos. Mediação do Conhecimento. Formação de professoresResumo
O presente trabalho discutirá a análise critica de modelos utilizados em livros didáticos de Química e a importância do professor no processo de mediação do conhecimento, considerando as possíveis limitações e abrangências das várias representações utilizadas nas Ciências/Química. A questão de pesquisa discutida nesse trabalho será: Como os licenciandos em Química analisam as vantagens e as desvantagens na utilização dos modelos de ensino presentes em livros didáticos para explicar fenômenos das Ciências/Química? A pesquisa foi realizada com 25 estudantes de Instrumentação para o Ensino de Química II, disciplina oferecida para o sétimo período da licenciatura em Química da Universidade Federal de Viçosa. Os dados foram coletados através de materiais escritos e pelas filmagens das aulas, nos permitindo concluir que os modelos são ferramentas de mediação do conhecimento que necessitam ser criteriosamente discutidas nas salas de aulas, permitindo aos estudantes desenvolverem uma percepção crítica sobre os seus possíveis usos e limitaçõesDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-20
Edição
Seção
FP - Formação de professores de Química