Concepções de licenciandos de Química sobre a descoberta científica

Autores

  • Melquesedeque da Silva Freire
  • Carlos Neco da Silva Júnior

Palavras-chave:

Descoberta científica. Concepções epistemológicas. Formação inicial de professores

Resumo

Uma das características que envolvem o processo de produção do conhecimento científico e que mais atrai a atenção do senso comum são as descobertas científicas. Nesse sentido, é importante compreendermos que tipo de ideias os estudantes ou professores de ciências, em particular de química, desenvolvem sobre este tema. Assim, foram investigadas as concepções de licenciandos em química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a “descoberta científica”. Para isso, foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades utilizando como instrumentos didáticos e de pesquisa: o questionário, a entrevista coletiva e um filme. A análise dos dados foi baseada na Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram concepções de descoberta científica associadas à visões de ciência ancoradas no empirismo e indutivismo, e que foram avançando para concepções mais coerentes com os debates atuais da filosofia da ciência, o que sugere uma evolução das ideias ao longo do processo investigativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química