A Prática como Componente Curricular: Entendimentos da Comunidade Disciplinar de Educadores Químicos
Palavras-chave:
Formação de professores. Prática como Componente Curricular. Comunidade Disciplinar de QuímicaResumo
Com a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores da Educação Básica, nível superior, a dimensão prática ganhou centralidade. Por conseguinte, os cursos de licenciaturas necessitaram reorganizar seus currículos para atender as exigências relativas à carga horária destinada a Prática como Componente Curricular (400 h) e ao Estágio Supervisionado (400 h). Partindo do pressuposto de que comunidade disciplinar exerce influência na produção de políticas educacionais busca-se neste trabalho analisar como a Prática como Componente Curricular está sendo entendida por educadores químicos. Para tanto foram desenvolvidas análises de publicações que tratam desse tema. As análises remetem ao entendimento de que a comunidade investigada defende que o currículo dos cursos de licenciatura em Química seja fundamentado no princípio da docência como base formação docente. Para tanto, faz-se necessário mais investimento na formação de educadores químicos bem como na formação de professores que atuam nos cursos de licenciatura. Faz-se necessário também ampliar o número de professores universitários como forma de atender da demanda decorrente da política de formação ancorada na práticaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-20
Edição
Seção
FP - Formação de professores de Química