A Prática como Componente Curricular: Entendimentos da Comunidade Disciplinar de Educadores Químicos

Autores

  • Fabíula Torres da Costa
  • Franscislene Lúcia de Alencar
  • Tânia Maria Lima Beraldo

Palavras-chave:

Formação de professores. Prática como Componente Curricular. Comunidade Disciplinar de Química

Resumo

Com a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores da Educação Básica, nível superior, a dimensão prática ganhou centralidade. Por conseguinte, os cursos de licenciaturas necessitaram reorganizar seus currículos para atender as exigências relativas à carga horária destinada a Prática como Componente Curricular (400 h) e ao Estágio Supervisionado (400 h). Partindo do pressuposto de que comunidade disciplinar exerce influência na produção de políticas educacionais busca-se neste trabalho analisar como a Prática como Componente Curricular está sendo entendida por educadores químicos. Para tanto foram desenvolvidas análises de publicações que tratam desse tema. As análises remetem ao entendimento de que a comunidade investigada defende que o currículo dos cursos de licenciatura em Química seja fundamentado no princípio da docência como base formação docente. Para tanto, faz-se necessário mais investimento na formação de educadores químicos bem como na formação de professores que atuam nos cursos de licenciatura. Faz-se necessário também ampliar o número de professores universitários como forma de atender da demanda decorrente da política de formação ancorada na prática

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Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química