Resolução de Problemas no Ensino de Química – fundamentos epistemológicos para o emprego da metodologia na Educação Básica

Autores

  • Flavia Maria Teixeira dos Santos
  • Mara i Elisângela Jappe Go

Palavras-chave:

Epistemologia. Resolução de problemas em química. Metodologia de ensino

Resumo

A resolução de problemas se constitui em campo metodológico e epistemológico do ensino de ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e o desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de ciências. Como campo epistemológico, fundamentado principalmente no trabalho de Larry Laudan (1977), permite compreender a ciência como empreendimento humano focado na resolução de problemas empíricos e conceituais que promovem o desenvolvimento teórico e experimental da ciência. Este texto se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Laudan com o objetivo de fundamentar a tese de que a química deve ser ensinada a partir da atividade de resolução de problemas.

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Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química