Estudo da constituição de uma futura professora de química em sua aula, na construção de significados do conceito de velocidade das reações químicas.

Autores

  • Belmayr Knopki Nery
  • Marcelo Giordan

Palavras-chave:

Formação inicial. Construção de significados

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a aula de uma licencianda em química, na perspectiva de pesquisar a futura professora atuando na construção de significados do conceito de velocidade das reações químicas. A aula foi analisada utilizando o modelo analítico de Mortimer e Scott (2002). Este modelo foi concebido como uma ferramenta para analisar a forma como os professores podem agir para guiar as interações que resultam na construção de significados em salas de aula de ciências. A análise mostrou que licencianda conduz sua aula em interação com os alunos, utiliza discurso de autoridade, porém não é possível afirmar que ela ocorre dialogicamente, já que não é notável sequer uma pergunta feita pelos alunos sem que não soubessem, de antemão, a resposta. Porém, a futura professora desenvolve conhecimento de ensinar química, em prática, mesmo antes de graduada, o que é viável em ações de formação como a pesquisada.

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Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química