Estilos de Pensamento de professores de Química da EJA do Paraná em processo de formação permanente

Autores

  • Marcelo Lambach
  • Carlos Alberto Maques
  • Antônio Fernando Gouvêa da Silva

Palavras-chave:

Formação permanente docente da EJA. Paulo Freire. Ludwik Fleck

Resumo

Este trabalho discute a formação permanente docente a partir da "reflexão crítica" sobre a prática docente, tendo como referência os pressupostos teórico-metodológicos elaborados por Paulo Freire e a epistemologia de Ludwik Fleck, particularmente a categoria Estilo de Pensamento. Os dados
apresentados referem-se aos resultados iniciais de uma pesquisa que investiga a formação de professores de Química que atuam na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas do Paraná. A coleta de informações ocorreu em um curso de extensão universitária, no qual os professores discutiram, organizaram e desenvolveram o planejamento das aulas de Química para jovens e adultos na da
perspectiva freireana. A partir desse curso, foram investigados os possíveis Estilos de Pensamento que o coletivo de professores possuía sobre o papel social do ensino de Química e de como esse deveria ocorrer na EJA.

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Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química