Ensino de Química para Deficientes Visuais: Sobre Intervenção Pedagógica em Instituição de Apoio

Autores

  • Karla Amâncio Fied’s
  • Kamylla L. Cavalcante
  • Warlandei C. S. de Morais
  • Claudio R.M. Benite
  • Anna M. C. Benite

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica. Deficiência Visual e Inclusão

Resumo

Neste trabalho discorremos sobre o planejamento e design de material didático adaptado para o ensino de química no contexto da deficiência visual. Esta intervenção tem elementos de uma pesquisa-ação e foi realizada numa parceria Universidade-escola, a Universidade Federal de Goiás e o Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual, durante a realização do estágio de licenciatura por três professores de química em formação inicial (todos bolsistas de Iniciação científica), juntamente com uma professora em formação continuada e uma professora formadora. Desde março de 2011 são realizados encontros semanais com duração de 4 horas. Apresentamos aqui o recorte da produção de uma estratégia sobre o ensino de soluções e modelos atômicos, utilizamos recursos geralmente usados no ensino regular para alunos videntes e os adaptamos para alunos deficientes visuais a partir de um canal (audição, tato, fala, etc) que torne acessível esse recursos e que dê significado a estes.

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Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

EI - Ensino de Química e inclusão