Ensino de Química para Deficientes Visuais: Sobre Intervenção Pedagógica em Instituição de Apoio
Palavras-chave:
Intervenção Pedagógica. Deficiência Visual e InclusãoResumo
Neste trabalho discorremos sobre o planejamento e design de material didático adaptado para o ensino de química no contexto da deficiência visual. Esta intervenção tem elementos de uma pesquisa-ação e foi realizada numa parceria Universidade-escola, a Universidade Federal de Goiás e o Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual, durante a realização do estágio de licenciatura por três professores de química em formação inicial (todos bolsistas de Iniciação científica), juntamente com uma professora em formação continuada e uma professora formadora. Desde março de 2011 são realizados encontros semanais com duração de 4 horas. Apresentamos aqui o recorte da produção de uma estratégia sobre o ensino de soluções e modelos atômicos, utilizamos recursos geralmente usados no ensino regular para alunos videntes e os adaptamos para alunos deficientes visuais a partir de um canal (audição, tato, fala, etc) que torne acessível esse recursos e que dê significado a estes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-11
Edição
Seção
EI - Ensino de Química e inclusão