Cultura Africana e Ensino de Química: estudos sobre a configuração da identidade docente
Palavras-chave:
Identidade negra. Formação de professores de química. lei 10.639Resumo
A promulgação da lei 10 639/2003, que torna obrigatória a inserção de conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos da escola básica, é fruto de lutas históricas do movimento negro brasileiro e tem sido um instrumento para o reposicionamento do negro na educação na tentativa da valorização de sua identidade. Neste contexto, visamos apresentar uma discussão sobre os desdobramentos da lei para o ensino de química, trazendo reflexões no sentido de compreender a proposta de implementação da lei, a origem histórica da sociedade brasileira e oportunizando acesso para futuras análises referentes à temática. Trata-se de uma investigação que apresenta elementos de uma pesquisa-ação e se interessa pela mobilização de saberes docentes a respeito da lei 10.639, produzidos pela tríade de professores de química (professor formador, professor em formação inicial e professor do ensino básico em formação continuada).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-21
Edição
Seção
EI - Ensino de Química e inclusão