Cultura Africana e Ensino de Química: estudos sobre a configuração da identidade docente

Autores

  • Ellen Pereira Lopes de Souza
  • Antônio César Batista Alvino
  • Marciano Alves dos Santos
  • Anna Maria Canavarro Benite

Palavras-chave:

Identidade negra. Formação de professores de química. lei 10.639

Resumo

A promulgação da lei 10 639/2003, que torna obrigatória a inserção de conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos da escola básica, é fruto de lutas históricas do movimento negro brasileiro e tem sido um instrumento para o reposicionamento do negro na educação na tentativa da valorização de sua identidade. Neste contexto, visamos apresentar uma discussão sobre os desdobramentos da lei para o ensino de química, trazendo reflexões no sentido de compreender a proposta de implementação da lei, a origem histórica da sociedade brasileira e oportunizando acesso para futuras análises referentes à temática. Trata-se de uma investigação que apresenta elementos de uma pesquisa-ação e se interessa pela mobilização de saberes docentes a respeito da lei 10.639, produzidos pela tríade de professores de química (professor formador, professor em formação inicial e professor do ensino básico em formação continuada).

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Publicado

2013-05-21

Edição

Seção

EI - Ensino de Química e inclusão