A educação de surdos na perspectiva dos alunos ouvintes

Autores

  • Elaine Sueli da Silva Pinto
  • Ana Carolina Garcia de Oliveira

Palavras-chave:

LIBRAS. Formação de Professores de Química. Ensino de Química

Resumo

Ensinar alunos surdos é uma atividade que ainda necessita romper diversas barreiras, visto que, a maioria dos professores não está apta para exercer sua docência ao se deparar com essa situação, afinal os surdos possuem uma linguagem própria – LIBRAS. Diversas são as polêmicas que se formam em torno da educação escolar dos surdos por se
tratar de uma educação bilíngue. As pesquisas deste trabalho foram realizadas em três escolas da rede pública de ensino de Porto Velho no estado de Rondônia e no curso de química na
Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Mediante a essa situação, este trabalho visa identificar alguns aspectos sobre a cultura surda, tais como o status que o idioma LIBRAS
representa para alunos ouvintes, as concepções sobre educação especial e inclusiva entre os participantes da pesquisa, além de aspectos sobre a formação necessária para professores de
Química atuarem com alunos surdos

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Publicado

2013-05-19

Edição

Seção

EI - Ensino de Química e inclusão