O lúdico e o experimento como alternativa metodológica em estudo de concepções dos alunos sobre o descarte de óleo de fritura no Meio Ambiente

Autores

  • Cidinéa Maria Silva da Mata
  • Nathália Talita Candido de Oliveira
  • Cláudia Cristina Cardoso Bejan
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva

Palavras-chave:

Lúdico. Jogo. Ensino

Resumo

O jogo didático e o experimento são ferramentas importantes para trabalhar os conteúdos de química. Esses dois recursos são muito discutidos e suas utilizações são bastante pesquisadas. o primeiro instiga o aluno a reflexão e a investigação; o segundo favorece um aprendizado de mais prazeroso, integral e dinâmico. Os dois recursos motivam os alunos a querer aprender. Essa proposta didática foi realizada em uma turma de 2° ano do ensino médio a partir do tema poluição e reciclagem do óleo de fritura promovido pelo programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A partir desse tema foram trabalhados os conteúdos de ácidos, óxidos e reação endotérmica e exotérmica, tendo em vista que foi ensinado pela professora a dificuldade dos alunos nesses assuntos. o resultado mostra que o jogo é eficiente em motivar a participação dos alunos nas aulas resgatando a sua vontade de aprender

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-16

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem