Gincana Tecnológica e Investigativa de Química: uso das TICs no ensino e divulgação da Química.

Autores

  • José Antonio Maruyama
  • Camila Silveira da Silva
  • Luiz Antonio Andrade de Oliveira
  • Clelia Mara de Paula Marques

Palavras-chave:

Museu. TICs. GTIQ.

Resumo

O trabalho apresenta dados de uma atividade que vem sendo desenvolvida em um Museu de Ciências. Trata-se da Gincana Tecnológica e Investigativa de Química, que utiliza recursos tecnológicos (celulares, notebooks, lousa digital), atividades experimentais, objetos expositivos do Museu, para divulgar e ensinar Química aos visitantes de maneira lúdica, interativa, investigativa e divertida. A Gincana foi desenvolvida com alunos de diferentes níveis de ensino que responderam a um questionário ao final da atividade. Os dados obtidos no questionário foram analisados e são apresentados no texto. Ao participar da Gincana, os visitantes realizam atividades experimentais de modo investigativo, descobrem informações sobre cientistas que contribuíram com o desenvolvimento da Química; relembram e aplicam conceitos estudados na escola; notam a relação entre a Química e as demais áreas do conhecimento, dentre outros. Esses fatores sinalizam as contribuições da Gincana para auxiliar no processo de ensino, aprendizagem e divulgação de conceitos da Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-16

Edição

Seção

EF - Educação em Espaços não formais e ensino de química